MEU JARDIM, MEU PARAISO

Texto e Imagens: SuzySimon
O meu jardim é o jardim mais lindo do mundo!
Meu paraíso... e meu problema maior! Território de experimentações botânicas, compositivas e ambientais!
Tudo que gosto planto! Nem tudo dá certo! Nem tudo combina!

Mas jardim é assim mesmo. Lugar para curtir, lugar para criar, lugar para correr atrás de grilos e de borboletas. Que inferno tanta ecologia!!!
Porém, veneno não! Mata passarinho!
Todo jardim tem uma história. O meu também!

Tinha um roseiral... era lindo! Mas com o passar dos anos as árvores foram crescendo e sombreando as roseiras, pobres rosas, os espinhos não puderam fazer nada para defendê-las! As roseiras foram definhando e morreram. O que restou não pode mais ser chamado de roseiral, questão de conceito! PORÉM... ainda tem roseiras, e estão florindo!

Linda! Tem um conjunto de rosas vermelhas na ponta de cada ramo. Ganhei a muda de meu pai. Ele cultiva rosas para agradar minha mãe!
Flores e espinhos! As roseiras são como a vida!

Como tudo se renova, a Fênix do jardim está ressurgindo em nova forma! Novo contexto! O sucesso depende, entre outras coisas, de “jogo de cintura”.
Este espaço no blog está destinado às transformações e experiências realizadas e planejadas no meu jardim, siga-me!
O roseiral tinha um belo maciço dessa roseira antiga, ela serve de base para a criação de várias rosas modernas. A muda que plantei foi um presente de meu pai, ele adora fazer mudas para meu jardim. É uma roseira muito comum nos jardins de Goiânia, principalmente na periferia da cidade, portanto, devido sua adaptação em nosso clima pode ser utilizada com sucesso no paisagismo. Só não se esqueça que ela precisa de sol pleno durante todo o dia.

  
Esta roseira trepadeira foi trazida do sul da França pela minha amiga Solange Kambay quando ela voltou para o Brasil depois de morar em Paris por mais de dez anos. Lá ela é utilizada para cobrir fachadas deixando as casas com aparência muito romântica e a cidade lindamente bucólica! A rosa é levemente rosada quando nova e fica quase branca após alguns dias.
Tem uma rosa sem espinhos, é o máximo da perfeição! Imagine! Sem espinhos!



Sem espinhos e ainda muda a tonalidade com o tempo!
Salve as helicônias! Elas são muito importantes para a preservação dos beija-flores. Tenho várias. Elas se adaptam muito bem por aqui! Apesar do clima seco. Tem que irrigar com freqüência na estação seca do inverno, na época da chuva pode esquecer!

Tenho a Heliconia bihai, a Heliconia pseudoaemygdiana, a Heliconia collinsiana, a Heliconia rostrata e, a minha preferida, a Heliconia chartacea “Sexy Pink”. Essa última foi uma novela para consegui uma muda, em Goiânia ninguém tinha nem para vender, daí a Lili e o Rogerinho lá de São Paulo foram até Atibaia para conseguir uma muda e mandar de presente via Sedex. Amigo que é amigo mesmo faz isso!

Também uma aluna de minha disciplina de Paisagismo 2, quando foi a Recife, conseguiu mais uma muda para me presentear, um amor de pessoa essa Rosana, também com esse nome... Então já sabe: essa planta é rara, difícil de conseguir, manhosa de cultivar, mas vale o esforço! É uma das plantas mais bonitas de meu jardim e da Amazônia, seu habitat nativo!
Esta bihai emoldura, juntamente com as collinsianas, todo o terreno do fundo do jardim.
Formam uma barreira verde espetacular!


Agora estou pesquisando as mini-heliconias nativas do Cerrado. Em breve publicarei imagens.
Adoro fotografar o meu jardim, e os amigos que nos visitam!
Muito gentil essa Vanessa!


A divisa do meu terreno com o terreno do Tai tem uma cerca viva de acerolas. Antigamente a colheita dava prá congelar e fazer suco durante meses. Agora... com o aumento da população de emas no condomínio, já não dá nem prá fazer chá, elas comem tudo que vêem, até mamão papaya ainda verde! Elas adoram comer as pimentas da horta do Zezinho, comem até as folhas!
Graças a Deus que não comem rosas!!!!
É difícil conciliar horta e pomar com emas. Porém, embora elas não sejam nativas do ambiente natural onde moro, pois é zona de mata, elas foram introduzidas para colaborar no controle da população de cobras, assim elas colaboram com nossa segurança e nós colaboramos com a preservação de um plantel de emas muito bem cuidado e não permitimos que ninguém as moleste.
O meu jardim tem dois bacuris. Eles já estavam aqui antes do loteamento existir, agora são suporte para orquídeas, samambaias, cataceas e bromélias. Um deles serve de abrigo para uma família de gambás. Os gambás são assaltantes noturnos, imagine! Eles comem as frutas da fruteira sobre a mesa da cozinha quando deixamos a porta aberta durante a noite. Eles, os gambás, até que são lindinhos!

Esse Dendrobium Alba, de um branco puríssimo, nasceu de semente há mais de 20 anos. Imagine! Demorou uns 10 anos para florir pela primeira vez. Agora, todo ano floresce lindamente em Julho. Ele mora no Bacurí. É uma das raridades que cultivo.


A bromélia da Mata Atlântica adaptou-se muito bem ao micro clima proporcionado pelo bacuri.
 E o cacto Dama-da-noite também. Só que neste caso, dificilmente consigo ver as flores abertas, as emas adoram comer os botões, além disso, as raras vezes em que conseguiram abrir simplesmente me esquecí de olhar! Mas já ví a beleza delas quando abertas. Agora, a planta emitiu uma haste bem longa, mais alta que o pescoço das emas, acho que as flores serão preservadas... e vistas com mais frequência!


A bauhínia acima é nativa no vale do Rio Meia Ponte e floresce no inverno, a flor não é de grande valor ornamental, mas é fundamental para alimentar os beija-flores em um período do ano em que as flores dos jardins diminuem em quantidade e as flores nativas do cerrado ainda não surgiram. Claro que recolhi sementes e plantei no meu terreno! Só prá ter beija-flores por perto durante o ano todo.

A preocupação do momento é: ONDE ESTÃO OS BEIJA-FLORES!!! Este ano a população de beija-flores que está visitando meu jardim reduziu drasticamente! Será que é devido a utilização de veneno nos jardins de meus vizinhos... será que eles não estão gostando de minhas flores... será que é devido a mudança climática do Planeta...!!!!
ESSE CONDOMÍNIO É ECOLÓGICO OU NÃO É ?!
As russélias também são troquilógamas. Mas eles que adoravam minhas russélias não as visitam mais!

O beija-flor-de-rabo-branco visita frequentemente este Costus, raramente é visto por aqui, ele é muito seletivo, mas parece que por esta planta ele se torna assíduo no mesmo jardim.

A Stifftia crysantha, ou Diadema, também atrai beija-flores.
Plantei de sementes quatro mudas que estão florindo lindamente.
Quem quiser saber sobre as flores que servem de alimento para os beija-flores vejam a lista no Plano de Preservação Ambiental do Aldeia do Vale, está publicado neste blog como uma página especial.

Sempre tinha alguém teimando em dizer que as alpínias de brácteas cor de rosa não ficavam altas como as vermelhas. Olha o tira-teima no meu jardim:

Elas já alcançaram a medida de dois metros e dez centímetros! É só adubar!

Outra que também já ultrapassou a marca anunciada pela bibliografia consultada é a Sansevieria cylindrica: as minhas já alcançaram a marca de um metro e noventa e seis centímetros! São imponentes e um belo destaque no jardim. Ficariam muito bem como cerca-viva de alta transparência.
E ficam muito bem em vasos ornamentais.



A belíssima floração ocorre em Dezembro. E ainda tem gente que publica que a floração delas é de importância secundária! Imagine!
No jardim de meu irmão Reinaldo tinha uma planta já bem desenvolvida de Graptophyllum pictum var. Tricolor, ela sempre recebia a visita de beija-flores. Sabendo de minha paixão por esses passarinhos, meu irmão plantou várias mudas para o meu jardim. O resultado é este acima! Muito obrigada Reinaldim!
 Por mim e por meus beija-flores!

Esse açaizeiro foi um presente do Paulo. Imagine que ele plantou um coquinho de açaí em uma embalagem de leite, quando a plantinha tinha 4 meses foi parar em minhas mãos, abençoadas mãos, as minhas e as dele!
Plantei no jardim e ainda era obra, a casa ainda não estava pronta. Todos que trabalharam na obra ajudaram a cuidar da jovem plantinha, nunca faltou o que ela mais gosta: água. Hoje ela está maravilhosa! Ninguém imaginava a quantidade enorme de frutos que ela produziria! Diariamente alimenta tucanos, araçaris e maritacas, até os udus-de-coroa-azul se arriscam retirando a polpa dos frutos. O açaí é uma dádiva milagrosa da Natureza!

O efeito clareira possibilitado pela moldura de árvores e palmeiras de troncos múltiplos deixou o meu jardim com um certo ar de mistério. Além disso, a sombra permite o plantio de espécies umbrófilas. No momento. Estou explorando essa possibilidade de composição, tenho utilizado folhagens grandes como destaque e folhagens pequenas e coloridas como forração. Esta ficando uma graça!

     

Por falar em folhagem miúda... vejam que lindos os canteiros de Evolvulus pusillus, parece grama mas não é! Pode pisar, mas só um pouquinho. Quando floresce fica repleta de pontinhos brancos, um mimo!
Não sei por que motivo as pessoas só plantam grama esmeralda! Pura falta de sensibilidade!



Se você observar bem vai ver um Udu-de-Coroa-Azul pousado em um galho de árvore. A foto foi feita de minha varanda, a árvore fica na divisa com o terreno do Tai. A casa rosa é dele! Esse pássaro habita a orla do bosque e as matas ribeirinhas junto a barrancos onde constroi seu ninho. Curiosamente, apropriou-se de meu jardim! Estou planejando fazer um barranco para ele, pois a clareira como orla de bosque já está pronta..

Veja isso! Poesia viva!

Uma planta dos desertos americanos! Adapta-se muito bem – quer dizer: quase muito bem – ao clima do cerrado. Sofre um pouco na época da chuva, é muito atacada por fungos. Nada que um bom fungicida não resolva, só que tem que ser aplicado com bastante responsabilidade para não criar problemas para os habitantes do jardim. Não é conveniente molhar as folhas durante o procedimento de irrigação A irrigação só é conveniente na seca. É planta fácil de cuidar, muito rústica, precisa de sol pleno, ou seja: o dia todo! O nome: Leucofilo.

Tenho sorte com palmeira rafis. Primeiro ganhei uma muda do Luis do Cantinho 3. Foi um presente para meu ateliê. A pobre planta sobreviveu bravamente durante 19 anos dentro de um vaso, em um ambiente protegido por persianas e climatizado com ar condicionado. Como tenho sensibilidade e bom coração, achei que era hora de dar-lhe liberdade, assim plantei-a no meu jardim. A princípio, ela parece que não gostou de tanta luz! Amarelou e perdeu as folhas, depois começou a fase de recuperação e hoje é linda.
Depois o Luis, outro Luis, o Luis Henrique, retirou várias mudas do jardim e cedeu-me uma delas. Plantei-a no jardim e ela agradeceu! Está linda também!

Comparando o desenvolvimento das duas concluí que a primeira que recebe mais luz do sol direto nas folhas cresceu menos e emitiu mais mudas laterais; a segunda que fica na sombra de um ipê rosa cresceu bem mais, só que tem menos brotos laterais. É resultado do processo de adaptação no ambiente.

O ipê rosa revelou-se uma criatura caprichosa, imagine que ele nunca floresceu! É que ele nunca se estressou. É! Para florir o ipê precisa sofrer um ameaça mortal: falta d’água. No meu jardim, toda semana a água aspirada na piscina é dispersada sobre as plantas umbrófilas acomodadas à sombra do ipê, assim, preservo as plantas de sombra, aproveito a água da piscina e o ipê não joga as folhas fora, não dá flor e produz sombra o ano todo! Vive sem preocupação! Com cinco anos de idade já tem mais de nove metros de altura. É um bebezão!

O anturio de folhas gigantes foi um presente de meus pais, a bandeira-da-paz gigante foi um presente do Hélio - da Flora Nogueira - e a forração de liliáceas veio do jardim de minha casa antiga. Viu, como aqui tudo tem história? Meu jardim é uma intrincada composição de lembranças. Adoro isso!



Floriram em Dezembro.
E as bromélias?
São maravilhas da Natureza! Tenho um belo canteiro na porta da casa. Essa da foto é uma Bilbergia nativa de Goiás, quando é muda nova organiza suas folhas verdes cinério em roseta espalhada, quando ficam adultas a folhagem forma uma espécie de tubo de onde vai surgir as brácteas cor de rosa e as pequenas flores amarelas. As bilbergias do meu jardim são filhas de uma muda que o Fernando retirou de uma árvore morta que tinha lá no Setor Jaó. Isso, há mais de 20 anos.

Em uma viagem a Alto Paraiso de Goiás, em Setembro de 2010, ganhei uma muda de uma bilbergia exatamente igual em relação a forma, porém de bracteas totalmente brancas. Uma joia da Chapada dos Veadeiros.
Esta foi fotografada em Alto Paraiso de Goiás.

Esta foi fotografada no novo canteiro que fizemos para acomodá-la. Já emitiu uma nova brotação.
Vamos devolver 4 mudas para a Chapada no próximo ano.

Essa Neoregelia muda a cor das folhas centrais quando vai florir. Forma um belo conjunto sob o sol, tem folhagem amarelada.

Tem gente má! Imagine que jogaram fora várias mudas dessa bromélia. Não tive dúvida. Catei todas e formei um conjunto espetacular no meu jardim. Elas têm uma folhagem avermelhada e florescem anualmente.
Não entendo como as pessoas não valorizam uma beleza dessas!



No sul da Bahia são encontradas enormes colonias dessa Aechmea blanchetiana espalhadas nos terrenos de restinga. As flores são muito visitadas por beija-flores. As minhas estão florindo, mas não estão muito vistosas por falta de água. Nessa época seca fico economizando água e o resultado não é bom para o meu jardim! Fico observando para não criar situação irreversível.

Você sabe que é proibido tirar bromélias da Natureza. Mas tem gente que não sabe, e tem gente que faz de conta que não sabe!
Enfim! Eu estava em uma cidadezinha no sul da Bahia, Itacaré, e ví uma bromélia de flores brancas enfeitando as floreiras das janelas de várias lojas da Rua de Pedestres. Fiquei intrigada pois ainda não tinha visto a planta nem em foto e nem em viveiro, não conhecia! A resposta que obtive no lugar foi que elas eram retiradas da mata durante a floração para enfeitar os ambientes e depois, já sem flores, eram descartadas. Expliquei que era proibido fazer isso, que era necessária uma licença especial para reproduzir a planta em laboratórios e viveiros e depois comercializar. Acho que não adiantou nada! Catei uma no lixo e plantei no jardim, ela já emitiu brotaçãs novas, parece que se adaptará. Pretendo voltar ao mesmo lugar em Janeiro e ver se ainda estão retirando as bromélias brancas da mata atlântica do sul da Bahia. Se é que restou alguma! As bromélias são seres endêmicos, ou seja, restritos a pequenos territórios. Se forem totalmente devastados não há possibilidade de recuperar as espécies endêmicas.

Para uma Aechmea chantinii reservei uma vaso especial para ficar protegida pelos três anjinhos!


Vermelha assim só se ficar no sol! Na sombra as folhas ficam verdes.



Bougainvillea precisa de sol! Muito sol! Plantei a minha junto da parede voltada para o leste. Claro que demorou muito, muito, muito mesmo, prá ficar assim, como na foto. Motivo?! Só tomava sol da manhã! As 11 horas já estava na sombra da parede. Quando conseguiu alcançar o guarda-corpo do terraço começou tomar sol o dia inteiro, daí não parou mais, nem de florir e nem de crescer! Linda, né?



Não gosto muito de gramado! Prefiro forrações herbáceas, pedras, cascas, bolinhas de gude, folhas secas... Claro que quando a superfície é muito grande não dá prá fugir de uma linda Batatais, Esmeralda, Bermudas... Mas tudo depende da criatividade, da necessidade e das possibilidades do lugar. Como as pessoas são muito imediatistas, geralmente ficam com o tapete de Esmeralda; porém perdem a oportunidade de terem uma forração personalizada!


Imagine esta cena toda gramada! Não tería a menor graça!
Ophiopogon japonicus, também conhecida por Grama-Preta é muito resistente e fica linda na sombra.
Ophiopogon jaburan, também conhecida por Barba-de-Serpente, é quase branca, é planta de sol, linda demais!


Outras herbáceas também são apropriadas para compor os jardins,

Pedras e plantas geralmente apresentam ótimos resultados.

Uma das belas experimentações do projeto arquitetônico de nossa casa foi integrar o espaço interno a um jardim fechado, tipo Jardim Secreto Inglês. Nele tem um espelho d'água onde vivem pequenos peixinhos vermelhos e carpas douradas, tem pequenos decks de madeira, forração de seixos rolados de rio e poucas plantas. Sobre o muro de fechamento se apoia uma trepadeira Sete-Léguas e junto ao espelho d'água foram plantadas folhagens de Alocasia sculenta var. Nigra e Neomarica cerulea. O jardim interno é a alma da casa!




E o melhor de tudo isso é que a população do espelho d'água é muito amigável! Atualmente (2010), são Kinguios adultos convivendo com Carpas filhotes. No momento estão do mesmo tamanho, mas em breve acho que terei que administrar um problema...

As samambaias são plantas muito discriminadas pelos paisagistas. Não entendo o motivo! Veja essa Polypodium punctatum  de folhas amareladas. Indiscutivelmente tem um grande potencial ornamental! Pode ser plantada diretamente no chão, só necessita terra vegetal e água duas vezes por semana. Ramifica sobre o solo em todas direções. Suporta sol até do meio-dia, mas não recomendo sol pleno, ela precisa ficar a maior parte do tempo ou na sombra ou na meia-sombra.




Outra samambaia que fica ótima para forração de sombra ou meia-sombra, se bem que se tiver solo umido suporta sol por pouco tempo, é a Phymatodes scolopendria, tem folhagem brilhante, densamente aglomerada. Forma volume de até 30 centímetros no chão e escala pedras e troncos de árvore.
Ótima para cobrir jardis em baixo da escada... aqueles nos quais nada dá certo!

E ainda gruda nas paredes e forma um belo jardim vertical.



Duranta repens var. Áurea é o nome dessa planta vulgarmente conhecida por Pingo-de-Ouro. Pouca gente sabe que ela cresce muito, é um arbusto escadente, isso signifida que dá para conduzí-lo aolongo de colunas e sobre pergolados, fica muito bonito nessa situação. Assim ele floresce lindos cachos de florezinhas azuis que contrastam com suas folhas amareladas, depois os frutinhos esféricos realmente se parecem com pingos de ouro.
E o melhor dessa história é que os pássaros se alimentam desses frutos, as borboletas e os mamangavas se alimentam do néctar de suas flores polinizando-as. No meu jardim o Pingo-de-Ouro tem recebido a visita do pássaro Alma-de-Gato, uma ave muito difícil de ser vista.
É o que sempre digo: não dá para crucificar determinadas plantas só porquê são utilizadas de forma indequada. Todas podem ter função compositiva e todas têm função ecológica.

Verão é época de cuidados especiais. As plantas crescem muito, as ervas daninhas também. Todos necessitam disciplina! Há uma grande invasão de territórios.

Este Clerodendro é campeão de invasão. Só é tolerável no jardim devido as belas e perfumadas flores. Mentira... ele atrai as abelhas pretas que roem os botões e as rosas!

Flores azuis e vermelhas por todo lado!

Glória às Gloriosas, trepadeiras floridas em Dezembro e adormecidas em Julho.

O Hibisco pendente parece um enfeite preso na vegetação.
Lágrima-de-cristo, flores do Clerodendron thompsonae.


 
E o jasmim das arabias? Nunca ví tanto perfume! Suas pétalas são utilizadas para aromatizar o chá preto.
Do jardim direto para a sala de estar!

Maria-sem-vergonha lindamente florida na primavera e verão, gosta de muita água, assim não fica bem no inverno do Cerrado. Porém quando começa a temporada das chuvas elas brotam por todo lado.
Amarelo Canário,
Coral,

 Amarelo Ouro, são algumas das cores das Ixoras do meu jardim.

Rabo-de-gato, uma Acalifa arbustiva espetacular.
Flor-de-maio! podería ser mais linda? Acho que não!


O Clerodendro da Uganda é uma planta muito importante no jardim. Atrai as abelhas Jataí. Assim elas deixam as rosas em paz. Além disso, exala um delicioso perfume noturno.
Temos aqui uma considerável variedade de cores e aromas.

 A Ixora gardneriana, popularmente conhecida como Ixora-arbórea, é uma planta impressionante por sua beleza. Suas flores brancas ocorrem varias vezes ao ano, porém florindo com maior intensidade em Dezembro e Janeiro. Nativa das florestas semidecíduas brasileiras, alcança aproximadamente 6 metros de altura. Minha muda é jovem e fica em meia-sombra, tenho podado para intensificar a ramificação e mantê-la baixa, só prá desfrutar das flores.

Eu queria fotografar os pássaros que vivem e se alimentam no jardim; as borboletas que a cada dia apresentam diferentes formas e cores; aranhas e lagartas; quatís e gambás... mas, não tenho paciência de esperar a boa vontade deles para fazer pose!